Como evitar sites fraudulentos

Quando acede a uma página web segura (para aceder online a um banco, por exemplo), o Safari verifica o certificado do site e compara-o com certificados que se sabe serem legítimos. Se o Safari não reconhecer o certificado do website ou se o site não tiver um certificado, o Safari informa o utilizador da situação.

Para informações mais detalhadas acerca de como o Safari lida com certificados, consulte este tópico:

Como responder a um aviso de certificado:

  • Clique em “Mostrar certificado” e inspeccione o certificado em busca de informações suspeitas.

    • Procure uma mensagem que diga: “Este certificado foi assinado por um emissor não fidedigno”. Se vir esta mensagem, clique em Cancelar e não visite o website.

    • Clique no separador Detalhes. Certifique-se de que as secções do nome e da organização correspondem às da pessoa ou organização a que pertence o website. Se algo parecer inusitado ou inesperado, clique em Cancelar e não visite o website.

  • Se avançar para aceder ao website, verifique duas vezes o endereço, na barra de ferramentas do Safari, para confirmar que se trata do endereço correcto da página que deseja visitar. O endereço deve começar por “https://” e o nome do website deve estar escrito correctamente. Por vezes, os websites fraudulentos disfarçam-se de websites fidedignos, alterando uma ou duas das letras do endereço do website fidedigno.

  • Contacte o administrador do website, explique-lhe o problema e peça mais informações.

Se avançar, o certificado será armazenado no computador e este aviso não voltará a ser apresentado para este website, até sair do Safari e o reiniciar. É possível remover o certificado mais tarde. Para visualizar e gerir certificados, seleccione Iniciar > “Painel de controlo”, clique em “Opções da Internet” e depois no separador Conteúdo.


Como evitar sites fraudulentos